Clevison D.Silva Ribeiro.
o Enquanto as teorias sociais/cognitivas, explicam o comportamento com base nas crenças e expectativas individuais, as teorias biológicas enfatizam o cérebro, a neuroquímica e a genética.
o No início do século XIX os frenologistas acreditavam que o centro para cada função mental poderia desenvolver-se e aumentar de tamanho como resultado do uso, da mesma maneira que o tamanho de um músculo é aumentado pelo exercício ( Franz Joseph Gall); o As funções mentais particulares não são localizadas, ele propôs que qualquer parte do córtex cerebral era capaz de realizar todas as funções corticais ( Pierre Flourens); o Na metade do século XIX, J. Hughlins Jackson, através de estudos clínicos, destruiu a teoria dos campos agregados de Flourens, dizendo que diferentes atividades motoras e sensoriais estão localizadas em diferentes partes do cérebro; o Posteriormente Werneck e Cajal, elaborou uma função alternativa da função cerebral denominada conexionismo celular. “ Os neurônios são sinalizadores do cérebro e conectam-se uns aos outros de maneira mais precisa” ; “ O comportamento é mediado por região específica, através das estruturas sensoriais e motoras”; o Em 1998, Jerome Kagan, um grande pesquisador da personalidade, acreditava que a maioria das diferenças de personalidade que têm base biológica é devida “mais a diferença na neuroquímica do que na anatomia.”
1. Cérebro
2. Neuroquímica 3. Genética
o Os estudos apontam que a identificação das disfunções no comportamento devem está presente no lobo frontal e nos lobos temporais; o Lobo Frontal se relaciona à regulação e inibição de comportamentos, a formação de planos , intenções e expressões de Emoções Positivas(Extroversão).
o Lobo Temporal regula a vida emocional, sentimentos, instintos, comandam as respostas viscerais às alterações ambientais está relacionado com Emoções Negativas ( Neuroticismo).
As áreas em vermelho e amarelo mostram uma atividade metabólica mais alta, e em preto e azul, uma atividade metabólica mais baixa.
1- cérebro de uma pessoa normal 2- um assassino com história de deprivação na infância 3- um assassino sem história de deprivação
1.A- Cérebro de um paciente que sofreu trauma cranioencefálico;
1.B- Um cérebro normal na mesma área.
Em 1966 o mundo ficou estarrecido com o comportamento de Charles Whitman, no Texas, o qual promoveu um assassinato em massa que vitimou 16 pessoas e feriu 24. Muitos outros casos semelhantes tornaram-se manchetes de jornais, às vezes até com maior violência. Os escritos de Charles Whitman, encontrados depois da tragédia, diziam o seguinte:
" | eu realmente não me compreendo estes dias. Supostamente |
comuns | Falei com um médico uma vez durante duas horas, e |
subjugado por impulsos violentos extremamente fortes | Venho |
sou um jovem médio, razoável e inteligente. Contudo ultimamente venho sendo vítima de pensamentos pouco tentei transmitir-lhe meus medos de que eu me sentia tendo tremendas dores de cabeça e consumi dois grandes vidros de Excedrin nos últimos três meses".
noite, depois que eu a apanhar no trabalho | Amo-a muito e ela tem |
"Foi depois de muito pensar que decidi matar minha esposa Kathy esta sido boa esposa para mim, tão boa quanto qualquer homem possa desejar. Racionalmente não encontro nenhuma razão para fazer isso. ...Neste momento, porém, a razão predominante em minha mente é que em verdade não considero que valha a pena viver neste mundo, e eu estou preparado para morrer, e não desejo deixá-la sofrer sozinha nele. Pretendo matá-la de forma tão indolor quanto possível..."
Na noite do dia em que escreveu esta carta Whitman matou, não só sua esposa, como também a sua mãe. Na manhã seguinte ele se escondeu atrás de barricadas no topo de uma torre da Universidade do Texas com um rifle de caça equipado de luneta e, durante 90 minutos, atirou em tudo que se movia, quando finalmente mataram-no a tiros. Um exame post-mortem de seu cérebro evidenciou um glioblastoma, tumor altamente maligno, na área do núcleo amigdalóide.
o A neuroquímica do comportamento introduz as principais noções de neurotransmissão e a importância deste processo na gênese e dinâmica de toda a atividade comportamental; o COMPORTAMENTOS/PERSONALIDADES: o Agressividade
Testosterona
Glicose/colesterol
o Compulsivo Sexual
Serotonina/ Testosterona/ Endorfina
Prolactina
o Depressão Monoaminaoxidase
Serotonina/ Endorfina
Apenas recentemente os psicólogos mostraram através de estudos a forte influência dos fatores hereditário na personalidade.
o Cromossomo Y- Acreditava-se que o cromossomo Y extra apresentaria uma disposição determinante a agressividade. (Predisposição relacionada ao meio); o Cromossomo X - indivíduos com comportamento agressivo e anti-social, uma mutação recessiva em um gene do cromossomo X (e que portanto só afeta indivíduos do sexo masculino). Essa mutação causa a deficiência de uma enzima, a momoamina oxidase; o Gêmeos – Pesquisas mostram que o comportamento se repete duas vezes mais nos gêmeos univitelínicos, do que nos gêmeos bivitelínicos,assim como em irmão fraternos.
Biologia é bastante interessante!
ResponderExcluirNossa demais viu,esse tema mesmo é bastante importante pois fala do comportamento do ser humano atraves do estudo do cerebro e da genetica que cada ser humano tem!
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